www.riogrande.com.br

Pôr-do-sol no Guaíba - Foto Carla Guimarães
          
 

 
Home| Login| Anuncie| Classificados| Notícias
 
 

VISITANTES

  Home
  Busca
  Municípios
  Novidades
  Populares
  Site Antigo
  Contato
  Chat
 

USUÁRIOS

  Cadastro
  Publicar
  Favoritos
  Minha Conta
  Postais
  Postais Grêmio
  Postais Inter
  Meu Link
  Classificados
  ClassiBR
  AnúnciosBR
  SP Virtual
  Troca Links
 
 

POPULARES


  1.  Viamão
  2.  Cachoeirinha
  3.  Alegrete
  4.  Nova Petrópolis
  5.  Rio Grande
  6.  Vicente Dutra
  7.  Doutor Ricardo
  8.  Triunfo
  9.  Venâncio Aires
  10.  São Martinho
 

ONLINE


Bem-vindo(a), convidado !
Temos agora
0 usuários
online
 
 



Pesquisa personalizada





Você está aqui:   Home > Municípios > História

História do Município:   Doutor Ricardo

Comentários | Adicionar a Favoritos | Enviar a Amigos |


Page Views: 475
Publicação: 10/09/2007

Um dos mais novos municípios do Vale do Taquari traduz toda a sua beleza em cenários naturais, além de um povo que tem uma cultura peculiar e histórica.
Doutor Ricardo desmembrou-se dos municípios de Encantado e Anta Gorda, por meio da Lei Estadual nº 10.639, de 28/12/95, tendo sido instalado oficialmente no dia 1º de janeiro de 1997.
O nome Doutor Ricardo originou-se da homenagem que o Governo Municipal de Encantado e a comunidade local, conforme a Lei nº 1-59 l, de 22 de outubro de 1959, prestaram ao Dr. Ernesto Ricardo Heinzelmann, médico competente, honrado e reconhecido pelo Governo Brasileiro por volta de 1882.
Os primeiros imigrantes italianos chegaram por volta de 1910. Vinham do interior de Bento Gonçalves, Garibaldi, Veranópolis e Caxias do Sul. A vida era difícil, para chegarem até aqui abriam piques, pois a área era coberta por mato, iam abrindo clareiras para se estabelecer e para plantar. A casa era levantada sobre altos cepos (colone), por medo dos animais selvagens. Mais adiante, com casas altas, formou-se o famoso porão que servia de adega para o salame, o queijo, o vinho, etc.
Alguns produtos eram indispensáveis à vida dos primeiros imigrantes: o vinho, o pão, o queijo, a polenta, o chimarrão, o salame.
As refeições dos colonos italianos se constituíam em três fundamentais: colazzione (café da manhã), disnar (almoço), e cena (janta).
Os costumes das famílias italianas e que, de certo modo, perduram até nossos dias, são: as práticas religiosas, as festas, as visitas, os casamentos, as primeiras comunhões, as crismas, o batismo, o lazer, a mora.
Os valores que os colonos, primeiros imigrantes, trouxeram e evidenciam até hoje, são o amor à família, ao trabalho, à religião, às comunidades, a honestidade, a solidariedade e o associativismo.
Pode-se dizer que a colonização italiana deixou em Doutor Ricardo marcas inconfundíveis, como: o estilo arquitetônico, hoje modificado; o comportamento das pessoas; lembranças do país de origem dos primeiros colonizadores; as formas de convívio humano: aquelas baseadas na solidariedade; a preservação da cultura do interior; os encantos e aguras do passado; o grande apreço à família, ao trabalho e à espontaneidade.
Quando chegaram os primeiros imigrantes italianos, por volta de 1910, trouxeram um espírito de religiosidade muito forte e a vontade de construir uma nova vida. Em cada núcleo de colonização foi edificado um templo. A princípio, de madeira serrada à mão e, alguns anos mais tarde, passaram a ser edificados em outros estilos. As marcas religiosas do povo Ricardense hoje continuam sendo as igrejas onde o povo reúne-se para professar a fé.
As manifestações culturais, como: dança, canto e música típica, sempre estiveram presentes na evolução da comunidade Ricardense, além de fazer parte da vida dos antepassados, em que se cultivavam os valores morais, religiosos, cívicos e estéticos, legado cultural deixado pelos imigrantes. Hoje há pessoas que procuram incentivar essas manifestações, apesar de serem um pouco difíceis de acontecer.
A topografia é muita acidentada. O Município está situado entre dois grandes vales: do Rio Guaporé, a leste, e do Arroio Putinga, a oeste. Possui belas paisagens naturais que fascinam à primeira vista e essa beleza natural vislumbra além da imaginação cenários diversos que caracterizam uma natureza vibrante que combina com a placidez e a tranqüilidade do cotidiano.
O Município divulga e incentiva o turismo ecológico e religioso. A Gruta de Nossa Senhora d e Lourdes tem localização privilegiada em meio à mata nativa, com uma maravilhosa cascata com aproximadamente 40 metros de queda d'água, com trilhas de fácil acesso. Nesse local é explorado o ecoturismo, que oferece área de lazer, com piscinas naturais, churrasqueiras e espaço para camping.
Atualmente o Município vem dando uma atenção especial à área da educação, pensando no desenvolvimento integral das crianças e jovens. Possui duas escolas estaduais de ensino fundamental incompleto, uma escola estadual de ensino fundamental completo e uma escola municipal de ensino fundamental completo. Além disso, auxilia estudantes de ensino médio e superior, já que no Município não possuímos este tipo de escola.
Doutor Ricardo, com uma população que vive em harmonia e que sabe vencer desafios, é uma cidade pequena, alegre, com gastronomia típica italiana.
Fonte: Prefeitura Municipal

Fonte dos dados:

Google
 


Classificação Média dos Visitantes:    0.00 (até 5)
Número de votos: 0 Votos

Vote no artigo:
 Comentários dos visitantes (0)
escreva um comentário (NÃO é para contatar o site)
(Não foram encontrados comentários. O seu pode ser o primeiro!)


 




 
Ajuda | Termos de Uso | Política de Privacidade | Contato | Fale a Seus Amigos

Copyright © 2001-2008, Infomídia Produções Ltda. Todos os direitos reservados.