O secretário do Planejamento Municipal, Ricardo Gothe, representou a prefeitura em evento realizado hoje, 10, pela Sociedade de Engenharia (Sergs), no Hotel Plaza São Rafael. Com o tema “PAC da Infra-estrutura e a Preparação para a Copa de 2014”, o encontro reuniu entidades da iniciativa privada e da esfera pública com o objetivo de avaliar as necessidades estruturais da Capital para sediar os jogos da Copa 2014.
Segundo Gothe, o Município encontra-se em um patamar de infra-estrutura competitivo, mas bastante trabalho precisa ser feito para se adequar às exigências da Fifa. Essa percepção é embasada na apresentação realizada no Rio de Janeiro, quando a prefeitura, o Governo do Estado, a Confederação Gaúcha de Futebol e os clubes Internacional e Grêmio defenderam Porto Alegre como sede dos jogos, junto com outras 18 capitais, perante o Comitê da Federação Internacional.
No início da próxima semana, será formado o Comitê Executivo Mundial 2014, uma junção de representantes do Município e do Governo do Estado, junto com entidades afins ao esporte, que será responsável pela interlocução e agenda de ações para o cumprimento das metas necessárias. Para a organização e definição das atividades, chega a Porto Alegre na quinta-feira, 16, a Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib), conveniada com o Governo Federal para traçar um diagnóstico das cidades candidatas.
“O que a prefeitura precisa é manter projetos eficientes e não diminuir o ritmo de trabalho, garantindo os recursos necessários para a realização de todas as melhorias”, afirmou Gothe, ao lembrar que obras como a do Viaduto Leonel Brizola e a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, são uma realidade que se antecipa às verbas destinadas para a Copa.
|