O projeto Pólo Gastronômico de Porto Alegre, ação impulsionada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e parceiros, promove, nesta quinta-feira, 20 de novembro, a 1º Rodada de Negócios.O encontro ocorre das 14h às 18h, no auditório da Universidade Sebrae de Negócios (USEn), Rua Sete de Setembro, nº 555, Centro, em Porto Alegre. Participam das reuniões de negócios, aproximadamente 42 micro e pequenas empresas pertencentes ao pólo, que irão atuar como compradoras, e 37 empresas fornecedoras de diversos segmentos, entre elas, empresas atendidas por projetos do Sebrae/RS.
O gestor do projeto Pólo Gastronômico de Porto Alegre, Roger Scherer Klafke, destaca o caráter inédito e o objetivo da iniciativa: “Buscamos aproximar os empresários de novidades do mercado, em diversos segmentos, e de fornecedores, para que comparem custos. Como a grande maioria das empresas fornecedoras participantes são atendidas por projetos do Sebrae/RS, a rodada também estimula a integração entre os empreendedores”, destaca. Entre as empresas fornecedoras estão vinícolas, alambiques, indústrias de confecções (uniformes), gráficas, indústrias moveleiras, empresas do segmento de tecnologia da informação, eletroeletrônicos, automação comercial, metal-mecânico e indústrias de panificação e confeitarias. Conforme Klafke, durante o período de realização da rodada a expectativa é de que sejam agendadas mais de cem reuniões de negócios entre empresas do pólo e fornecedores.
Para a gerente administrativa do Becco Restaurante – integrante do pólo –, Daniela Gonçalves, a rodada de negócios também será uma oportunidade para os empreendedores realizarem compras conjuntas, o que poderá diminuir custos para os empreendimentos. “A partir dessa ação teremos acesso facilitado a potenciais fornecedores, com uma expectativa de que haja um volume considerável de negociação por parte dos empreendimentos, reduzindo custos. Será uma experiência interessante, na medida em que vamos atuar como grupo”, diz.
O proprietário do Restaurante Buffet ao Porto, Marcos Hans, também destaca a importância da promoção de ações conjuntas entre os estabelecimentos integrantes do projeto, para que possam contribuir na aquisição de produtos com preços mais acessíveis. “Com a participação na rodada de negócios, vamos conhecer novidades do mercado voltadas ao nosso setor. Com certeza será um evento marcante, que irá contribuir ainda mais para a integração do grupo de empreendedores”, destaca.
Criado em janeiro, o Pólo de Gastronomia de Porto Alegre beneficia atualmente 50 restaurantes de micro e pequeno portes localizados em Porto Alegre. O objetivo do projeto é aumentar o faturamento das empresas e garantir a segurança alimentar na produção de alimentos, por meio da profissionalização da gestão e da qualificação da mão-de-obra.
O pólo conta com a parceria do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac/RS), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai/RS), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre e do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).
|